Disfunções Fecais

Importância da Reabilitação do Pavimento pélvico nas Disfunções Fecais:

 

 A prevalência destas situações é desconhecida, visto a maioria das situações não serem relatadas aos profissionais de saúde, mas com base nas publicações, a incontinência fecal é de 0,5-28%, sendo 6-8 vezes mais comum nas mulheres. O Parto constitui uma grande agressão ao Períneo do qual pode resultar disfunções ano-rectais, como a Incontinência a gases e fezes.
Entende-se como incontinência fecal, a perda involuntária de gases, fezes liquidas os sólidas. Estas situações afetam em grande escala a qualidade de vida, chegando a causar isolamento social.


1 em cada 3 mulheres com Incontinência Urinária ou Prolapso dos Orgãos Pélvicos é também Incontinente Fecal. 

A obstipação é uma situação muito frequente que pode atingir o períneo. Quando a obstipação é uma situação crónica, devido ao esforço repetido para defecar, pode causar lesões ao períneo que levam a outro tipo de disfunções.




 
 

A participação dos músculos do Pavimento Pélvico é crucial para a eficácia da defecação, como mostra no vídeo subjacente:




A fisioterapia pode ajudar a tratar/melhorar estas condições tão incapacitantes e constrangedoras, recorrendo a diversas técnicas terapêuticas.

    

SQUATTY POTTY


Informação valiosa, um video muito divertido e didático sobre a forma correcta de defecar...neste caso a modernização não foi amiga da saúde!!


Neste momento já é possível adquirir este material em Portugal, contactando o gabinete de terapias manuais e medicina integrada, em Cascais.






em construção...

Sem comentários:

Enviar um comentário