Disfunções Urinárias


INCONTINÊNCIA URINÁRIA


A fisioterapia apresenta-se como a primeira linha de intervenção em caso de incontinência Urinária segundo a Sociedade Internacional de Continência (ICS- International Continence Society).
 
Como vários estudos científicos já demonstram, a reeducação dos músculos perineais e a terapia comportamental, são altamente eficazes para melhorar/curar as pacientes, sem efeitos adversos.
 


1. O que é a Incontinência Urinária?


 
 

2. Tipos de incontinência Urinária:


a) Incontinência Urinária de Esforço




b) Incontinência Urinária de Urgência



c) Incontinência Urinária Mista


Retenção Urinária


Outras situações podem atingir o sistema urinário, tais como a retenção urinária.



 
 
 

Síndrome da Bexiga dolorosa ou Cistite Intersticial

É uma doença crónica dolorosa, adquirida durante a vida e que atinge a bexiga. Não é possível precisar quantas pessoas estão afetadas por esta doença, visto ser difícil efetuar o diagnóstico desta patologia, pois não existe exames que comprovem efetivamente a sua presença tornando a sua definição pouco precisa e controversa
A doença é definida por um conjunto de sintomas e sinais. A sensação de dor abaixo do umbigo, normalmente provocada pela distensão do enchimento da bexiga e aliviada pelo ato de urinar é a manifestação principal.

Esta pode ser acompanhada por frequência urinária (que pode ir até 100 vezes por dia) e/ou pela sensação crónica de necessidade imediata em urinar (urgência). A controvérsia entre a classe médica persiste porque estes sintomas não existem apenas nesta doença, isto é, não são específicas da cistite intersticial. Recentemente, foi proposto que esta doença fosse chamada de síndroma de dor vesical e que o termo “cistite intersticial” fosse apenas utilizado para os doentes que apresentam achados típicos à visualização do interior da bexiga (por cistoscopia) e em biópsias da sua parede.
Há muitas doenças que dão sintomas semelhantes à cistite intersticial e o médico terá que efetuar exames para as excluir. Por exemplo, a cistite bacteriana (vulgar infecão urinária) apresenta microorganismos na urina, mas na CI não se identificam quaisquer germens na urina.

Os sintomas e severidade dos sintomas variam entre indivíduos, mas incluem:
Urgência urinária- sensação de ter que urinar imediatamente
•Aumento da frequência urinaria (60 ou mais vezes por dia e freqüentemente durante a noite)
Dor ao urinar
Dor na região da bexiga na fase de enchimento
Dor no abdômen inferior
Dor no períneo
A dispareunia, ou relações sexuais dolorosas
Os sintomas podem agravar-se com a menstruação,alergias sazonais, alimentação e stress.

A cistite intersticial é uma condição crônica que geralmente tem um diagnóstico tardio. Com cistite intersticial, a pessoa sofre de dor crônica, por períodos prolongados de tempo. Esta situação pode conduzir problemas quer psicológicos quer sociais, tais como  ansiedade, depressão, dificuldades na relação com o parceiro, dificuldade de viajar, e diminuição da participação em atividades sociais. Devido à frequente micção noturna, também poderá sofrer de fadiga crônica.
 
No vídeo seguinte, Dr R. Moldwin, explica um pouco melhor do que se conhece da patologia:

Dr.R. Moldwin na ICHELP
 
O objectivo dos tratamentos são aliviar os sintomas causados pela cistite intersticial no entanto os tratamentos não são uniformemente bem sucessidos, existindo uma grande variabilidade de resultados. Muitos pacientes obtêm bons resultados com uma intervenção conjugada de terapias, iniciando pelos tratamentos conservadores e menos invasivos até às técnicas mais invasivas sempre guiados pelo urologista ou uroginecologista. As técnicas incluem educação para a saúde, alteração da alimentação, tratamentos de fisioterapia dirigidas ao pavimento pélvico. O prognóstico é discutido individualmente com o paciente.
Com o tempo, os pacientes conseguem identificar as comidas e bebidas que exacerbam os seus sintomas. O mesmo com a quantidade de fluidos, para uns é benéfico mais quantidade de fluidos, para outros menos.
 
Entrevista a Fisioterapeuta Stephanie Prendergrast (presidente da sociedade internacional de dor pélvica) sobre a intervenção do fisioterapeuta nas algias pélvicas e disfunções urinárias, durante o congresso "International Continence Society and the International Urogynecological Association" em Toronto
 

Aplicação para Ipad e Iphone 

Aplicação criada em 2012 para Iphone e Ipad, para auxiliar na escolha da comida e bebidas a ingerir, sendo um guia para quem tem Cistite Intersticial : ICN Food list
 


Sem comentários:

Enviar um comentário