Tratamentos de Fisioterapia

A Fisioterapia actua na área Uroginecológica, de modo a promover a reabilitação da função perineal, ou a prevenção das disfunções pélvicas.
 
 
Antes de iniciar qualquer tratamento direccionado ao pavimento pélvico, é necessário uma avaliação minuciosa do Fisioterapeuta especialista neste tipo de disfunções, por meio da palpação e da observação directa da região, e só assim é possível verificar/confirmar disfunções de funcionamento do pavimento pélvico, bem como avaliar o grau de resistência e força dos músculos profundos e superficiais.

Muitas mulheres têm dificuldade em perceber como contrair o pavimento pélvico e realizam movimentos incorretos, como movimentos de expulsão ou a contração de outros músculos. Mais de metade das mulheres não é capaz de contrair correctamente este grupo muscular só com instrução verbal.

Assim, antes passar para  um programa de fortalecimento do pavimento pélvico, é preciso numa primeira fase a aprendizagem de uma contracção consciente e eficaz desta região, e só depois pode realizar um programa de fortalecimento perineal sozinha ou acompanhada por um profissional. Os estudos sobre a temática revelam melhores resultados em programas com acompanhamento do Fisioterapeuta.
O fortalecimento do pavimento pélvico é de extrema importância, mas quando realizado de forma correta e individualizada.
 

Fisioterapia nas Disfunções do Períneo

 
Consiste no tratamento conservador das disfunções dos músculos do pavimento pélvico, sem efeitos colaterais/secundários em todos os estudos realizados:    

  
  1. Incontinência urinária (de esforço, urgência ou mista)
  2. Disfunções Sexuais (dor/dispareunia, vaginismo, vulvodinia, disfunção orgásmica…)
  3. Prolapsos viscerais (“queda das vísceras: bexiga, útero ou reto”)
  4. Gravidez e Pós-parto
  5. Disfunções Fecais
  6. Pré e pós-cirúrgico (uroginecologicas, prostatectomia, hemorroidectomia…)
  7. Atletas
  8. Pós-menopausa
  9. Geriatria
 

O tratamento do Fisioterapeuta especializado em disfunções do períneo:

 
·         História clínica
 
·         Avaliação dos músculos do pavimento pélvico. Para complementar a avaliação recorre-se à Electromiografia, obtendo a avaliação gráfica e numérica da função perineal com validade científica, sendo possível desta forma acompanhar objectivamente a evolução da paciente.
 

·         Avaliação postural


·         Definição do plano de tratamento específico para a utente.
 

  

 Utiliza as seguintes modalidades terapêuticas: 

 
  • Educação comportamental

  • Terapia manual

  • Cinesiterapia (ou mais conhecido por exercícios de Kegel)

  • Biofeedback

O Fisioterapeuta recorre a diversos equipamentos para a reabilitação perineal, que podem ser utilizados de diversas formas consoante os objectivos de intervenção, assim, ajudam na percepção perineal,  aprendizagem da contracção ou fortalecimento muscular desta região.




Cones Vaginais
Educador





Epi-no



  • Electromiografia (EMG)

A electromiografia (EMG) em termos de qualidade dos serviços prestados, apresenta-se como a mais avançada solução para a reabilitação do pavimento pélvico. O aparelho utilizado, por outro lado, integra a terapêutica por Electroestimulação e o Biofeedback, com programas desenvolvidos especificamente para os vários tipos de disfunção.

Para a terapêutica de Biofeedback através de Electromiografia (EMG), estão disponíveis diversas curvas com vários graus de dificuldade e com objectivos predefinidos, ajustados a patologias clínicas específicas. O Biofeedback por EMG é mais específico e localizado no pavimento pélvico registando apenas as contracções das fibras musculares perineais possibilitando assim uma monitorização mais fidedigna que no Biofeedback por Manometria.

Através do monitor do computador as utentes visualizam e compreendem melhor as curvas e os objectivos pretendidos na reabilitação perineal. Dependendo do desempenho da utente é atribuída uma pontuação, que serve como estímulo adicional para o rigoroso cumprimento do protocolo por parte dos pacientes. O segundo canal de Biofeedback controla as ajudas externas de outras fibras musculares, como por exemplo as abdominais, para que no processo de reabilitação os pacientes aprendam a reconhecer e a contrair apenas o pavimento pélvico para uma recuperação mais rápida e eficaz. Existe a possibilidade de conciliar Biofeedback e Electro-estimulação em simultâneo ajudando o paciente a alcançar um bom nível de contracção caso não o consiga sozinho.





Sessão de Fortalecimento utilizando EMG, em que é pedido à utente para contrair o seu períneo de acordo com o gráfico apresentado no ecrã, e consegue-se analisar/corrigir o desempenho da utente, em que o traçado amarelo corresponde ao programa estabelecido, e o traçado azul/roxo ao desempenho da utente.
 

  • Ginástica Abdominal Hipopressiva

  • Mobilização Visceral

  • Correcção Postural

  • Electroestimulação

A electroestimulação pode ser aplicada via endocavitária (vaginal ou anal) ou exteriormente. Este tipo de tratamento é aplicado sem provocar dor ou grande desconforto.

Existe vários tipos de sondas disponíveis no mercado.

Exemplo de sonda Anal

Exemplo de sonda Vaginal




 

Sem comentários:

Enviar um comentário